Em 20/09/1985, os moradores dos Parques Luciamar e Xangrilá, fundaram a AMPPLX.
A partir daí, gradativamente a Associação (como carinhosamente é chamada), passou a assumir a responsabilidade pela manutenção dos parques, inclusive implantando melhorias no local.
Pela distância que o loteamento se situa em relação ao centro da cidade, sem nenhuma contribuição ao sistema viário municipal e principalmente pelo caráter eminentemente de veraneio que os parques apresentavam especialmente nos seus primeiros anos, fica evidente e é compreensível, que a municipalidade tinha outras áreas da cidade que eram prioritárias e carentes para investimento de infraestrutura urbana.
A AMPPLX foi criada exatamente para organizar as propostas dos moradores/proprietários em relação às melhorias necessárias, guardando e respeitando as características locais e dotando o loteamento com infraestrutura mínima exigível, tornando-o um ambiente saudável e seguro.
Atualmente ela possui em seu quadro de empregados, 41 pessoas, distribuídos nos setores: Administrativo, Segurança, Campo e Abastecimento de água.
Destaque para o setor do Campo, que é encarregado pela limpeza dos terrenos, limpeza dos bueiros, retirada e trituração das podas, manutenção e conservação das áreas comuns, jardinagem e urbanização.